sábado, 20 de julho de 2013

Com conferência, Iguaracy se prepara para ser representada nos debates a cerca do Sistema Nacional de Cultura a nível Estadual e Federal

Aconteceu em Iguaracy, a I Conferência Municipal de Cultura da nova gestão municipal, ocorrida no dia 17 de julho, no Centro de Múltiplo Uso de Iguaracy. O evento foi aberto pelo Prefeito Francisco Dessoles Monteiro , o Diretor de Articulação da Secretaria Estadual de Cultura Claudemir Souza e o Secretário de Cultura Municipal de Iguaracy Roberto Murilo.
O evento teve como objetivo avançar na gestão cultural e na execução de metas do Plano Municipal de Cultura, alinhadas com as diretrizes nacionais em preparação para a 3ª Conferência Nacional, a ser realizada em Brasília, de 26 a 29 de novembro de 2013.
Foram convidados a participar da I Conferência Municipal de Cultura artistas, agentes e produtores, grupos e entidades culturais, professores e estudantes, representações de movimentos relacionados à promoção da cultura, da paz, da juventude, do meio ambiente, do turismo, do desenvolvimento social, bem como pessoas interessadas em contribuir com o processo de formulação e debate de políticas culturais. Todos os participantes tiveram direito a voz e voto.
A programação iniciou-se a partir das 9:30 horas, com recepção, credenciamento, formação da mesa e fala das autoridades, café da manhã e seguindo palestra com exposição metodológica sobre a conferência com o Diretor de Articulação da Secretaria Estadual de Cultura Claudemir Souza e seu Assessor Jaseias de França.
A Conferência foi marcada pela participação de entidades públicas, a exemplo do Conselho Tutelar de Iguaracy, Câmara de Vereadores, Igrejas, Secretarias Municipais, associações e teve a maciça participação de jovens interessados no desenvolvimento cultural da cidade de Iguaracy, o que foi destacado e parabenizado pelos organizadores do evento.
O público discutiu os temas que acharam importantes para o desenvolvimento da cultura em Iguaracy, e em seguida, foi elaborado um relatório com todas as propostas que foram apresentadas.
Após o almoço, a conferência seguiu com socialização das propostas para a plenária, café da tarde e eleição de delegados para a Conferência Estadual de Cultura.
Todos destacaram a importância da conferência, onde a população e governo tiveram a oportunidade de estarem discutindo propostas e elaborando projetos que visam tratar do desenvolvimento da cultura do município.
Segundo o Secretário de Cultura Roberto Murilo, coordenador do evento, esta foi uma oportunidade para reunir os vários atores que compõem a comunidade cultural do município com fins de organização para definir ações estratégicas para as próximas ações da Secretaria de Cultura em Iguaracy.
(blog TV Web Sertão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário