sábado, 1 de março de 2014

TABAQUEIRO GIGANTE ANIMA PRIMEIRA NOITE DE CARNAVAL EM AFOGADOS DA INGAZEIRA


 A Secretaria Municipal de Cultura e Esportes guardou uma surpresa para os foliões na abertura do Carnaval de Afogados da Ingazeira. Um boneco gigante homenageando a figura do nosso tradicional tabaqueiro foi às ruas no cortejo que marcou a abertura oficial do carnaval 2014.
Encomendado ao artista plástico Luciano Pires, com mais de três metros, o boneco traz as principais características do tabaqueiro: máscara em papel machê, relho, chocalho e macacão colorido, e deve animar o primeiro ano do bloco dos tabaqueiros, que sairá no Domingo de Carnaval, a partir das 16 horas, com saída do Polo Rio Branco.
O “arrastão” contou com um grande número de foliões. Participaram passistas de frevo, grupo de maracatu, além dos blocos flor do mandacaru – coordenado pelo grupo mulher maravilha, bloco Zé Pintoso – da Secretaria Municipal de Saúde, jovens da maçonaria e o bloco das margaridas, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, envolvendo 100 mulheres, adolescentes e 200 idosos do serviço de fortalecimento de vínculos.
Na frente, puxavam o cordão o Rei e a Rainha do Carnaval de Afogados da Ingazeira, secundados pela orquestra show de frevo. Mais atrás, o tabaqueiro gigante e os blocos que participaram da abertura. O cortejo seguiu por toda a Avenida Rio Branco, passando pela praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara, em direção à praça de alimentação. Lá, no palco montado pela Prefeitura, a animação continuou com a apresentação de orquestra de frevo e dos cantores Emanuel e Carla Alves.
A abertura contou com as presenças do Prefeito José Patriota; da primeira-dama, Madalena Leite; da Vice-Prefeita, Lúcia Moura; do seu esposo, Dr. Júnior Moura, e dos vereadores Augusto Martins e Luiz Bizorão. A Vice Lúcia Moura destacou a importância dos cuidados com a saúde durante a folia, e elogiou a mistura de cores, ritmos e gerações que marcam o Carnaval de Afogados. Declarando aberto oficialmente o carnaval, o Prefeito Patriota pediu para que todos brinquem com responsabilidade para possamos ter um carnaval sem incidentes. “Estou feliz em abrir o carnaval na sexta. Agora temos mais um dia de folia e animação. Bom carnaval a todos,” declarou Patriota.(ASCOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário