sábado, 2 de março de 2013

ARTISTAS DE AFOGADOS DEBATEM “CULTURA LIVRE NAS FEIRAS”






Artistas afogadenses, das mais diversas linguagens e segmentos, participaram neste sábado (02), de um encontro para debater o projeto “Cultura livre nas feiras – arte e cultura onde o povo está”, idealizado e coordenado pela Secretaria Estadual de Cultura. A reunião aconteceu no auditório da Secretaria de Educação de Afogados.

Técnicos das Secretarias de Cultura, do Estado e do município, apresentaram os objetivos do projeto e os critérios para participação dos artistas locais. Ao todo, serão 10 edições do “Cultura livre” em Afogados da Ingazeira, tendo início neste mês de março e com programação até Dezembro. “O nosso objetivo é valorizar a produção cultural local, levando as mais diversas apresentações culturais para a feira livre de Afogados,” destacou Alexandre Sena, gerente de articulação da Secretaria Estadual de Cultura.

Os artistas receberam cópias do cadastro cultural para artistas e grupos culturais. Para participar do projeto, eles precisam apresentar documentação (CPF, PIS, RG, Comprovante de residência), o histórico do grupo ou artista e a proposta de trabalho, com o respectivo valor de cachê. As linguagens artísticas a serem beneficiadas são: artes gráficas, circo, gastronomia, artes plásticas, cultura popular, literatura, teatro, dança, música, fotografia, artesanato, dentre outras.

Presente ao encontro, o Prefeito José Patriota apresentou a proposta de elaborar um calendário cultural permanente, que abra espaços para a participação dos artistas de Afogados da Ingazeira. Como exemplo, ele citou o extenso calendário de festas religiosas na zona rural do município. “Precisamos incluir nossos artistas nesses eventos. Planejar e organizar as festas como espaços importantes para o fortalecimento da nossa cultura,” declarou Patriota. Ele reafirmou também, sua vontade de construir centros culturais multiuso nos principais bairros e comunidades polos de Afogados. “A ideia é que esses sejam espaços de convivência comunitária e se consolidem como espaços de reunião e apresentação para os nossos artistas populares”, reforçou o Secretario de Cultura de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira.

Na abertura, dançarinos das Companhia Artística Pajeú de Danças e Companhia raízes de dança, apresentaram um espetáculo valorizando o xaxado e o cangaço.
Prefeitura de Afogados da Ingazeira
Núcleo de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário