sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Pentatlo moderno: Rio de Janeiro será sede da segunda etapa da Copa do Mundo de 2013


Contando com uma atleta medalhista olímpica – Yane Marques, bronze em Londres - e com uma cidade que vai entrando de vez na rota do pentatlo moderno internacional, a modalidade vai ganhando espaço no país. A federação internacional divulgou que o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar a segunda etapa da Copa do Mundo de 2013.

A decisão foi tomada pela entidade por causa do sucesso da realização da segunda qualificação da competição em março deste ano, na capital fluminense. A competição será realizada de 20 a 24 de março de 2013 no Centro Nacional de Pentatlo Moderno (CNPM), em Deodoro, na Zona Oeste da cidade. No local, a Confederação Brasileira (CBPM) mantém a edição carioca do PentaJovem, projeto que existe há mais de três anos para a formação de novos atletas na modalidade.

O presidente da Confederação Brasileira, Helio Meirelles, conta que as negociações para que o Brasil permanecesse como organizador de uma etapa da Copa do Mundo em 2013 começaram ainda na edição carioca do torneio deste ano.

- Os dirigentes da UIPM ficaram mais uma vez impressionados com a qualidade da prova organizada pelos quadros técnicos e administrativos da CBPM. Só que desta vez o desafio foi maior, pois nós encaramos um recorde de participação de atletas estrangeiros, considerando-se as competições classificatórias para os Jogos de Londres - destacou Helio.

Em 2013, a Copa do Mundo terá disputa de revezamento misto - DivulgaçãoAo conquistar o direito de sediar uma das etapas da Copa do Mundo em 2013, o Rio de Janeiro confirma presença na estreia do novo formato da competição. A partir do ano que vem, além das disputas individuais feminina e masculina, o torneio também contará com o revezamento misto.

Com a inclusão do revezamento misto na Copa do Mundo, a UIPM quer acelerar as ações para que ele também seja incluído nas Olimpíadas do Rio, em 2016. A decisão iria aumentar em 50% o número de medalhas disputadas no Pentatlo Moderno nos jogos.

A Copa do Mundo de Pentatlo Moderno em 2013 começa com a primeira etapa em Palm Springs, nos Estados Unidos, de 21 a 24 de fevereiro. Depois da edição carioca, realizará a terceira qualificação em Chengdu, na China, de 17 a 21 de abril. A quarta e última etapa acontecerá de 9 a 12 de maio, em Budapeste, na Hungria. A final do torneio será realizada em Moscou, na Rússia, nos dias 1º e 2 de junho.

Com a etapa de 2013, o Brasil já terá participado do circuito da Copa do Mundo quatro vezes. Além da qualificação de 2012, a cidade já sediou a final da competição em 2009 e a segunda etapa de 2004, sempre no Rio de Janeiro.
(fonte: http://www.ahebrasil.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário