Contando
com uma atleta medalhista olímpica – Yane Marques, bronze em Londres - e
com uma cidade que vai entrando de vez na rota do pentatlo moderno
internacional, a modalidade vai ganhando espaço no país. A federação
internacional divulgou que o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar a
segunda etapa da Copa do Mundo de 2013.A decisão foi tomada pela entidade por causa do sucesso da realização da segunda qualificação da competição em março deste ano, na capital fluminense. A competição será realizada de 20 a 24 de março de 2013 no Centro Nacional de Pentatlo Moderno (CNPM), em Deodoro, na Zona Oeste da cidade. No local, a Confederação Brasileira (CBPM) mantém a edição carioca do PentaJovem, projeto que existe há mais de três anos para a formação de novos atletas na modalidade.
O presidente da Confederação Brasileira, Helio Meirelles, conta que as negociações para que o Brasil permanecesse como organizador de uma etapa da Copa do Mundo em 2013 começaram ainda na edição carioca do torneio deste ano.
- Os dirigentes da UIPM ficaram mais uma vez impressionados com a qualidade da prova organizada pelos quadros técnicos e administrativos da CBPM. Só que desta vez o desafio foi maior, pois nós encaramos um recorde de participação de atletas estrangeiros, considerando-se as competições classificatórias para os Jogos de Londres - destacou Helio.
Ao
conquistar o direito de sediar uma das etapas da Copa do Mundo em 2013,
o Rio de Janeiro confirma presença na estreia do novo formato da
competição. A partir do ano que vem, além das disputas individuais
feminina e masculina, o torneio também contará com o revezamento misto.Com a inclusão do revezamento misto na Copa do Mundo, a UIPM quer acelerar as ações para que ele também seja incluído nas Olimpíadas do Rio, em 2016. A decisão iria aumentar em 50% o número de medalhas disputadas no Pentatlo Moderno nos jogos.
A Copa do Mundo de Pentatlo Moderno em 2013 começa com a primeira etapa em Palm Springs, nos Estados Unidos, de 21 a 24 de fevereiro. Depois da edição carioca, realizará a terceira qualificação em Chengdu, na China, de 17 a 21 de abril. A quarta e última etapa acontecerá de 9 a 12 de maio, em Budapeste, na Hungria. A final do torneio será realizada em Moscou, na Rússia, nos dias 1º e 2 de junho.
Com a etapa de 2013, o Brasil já terá participado do circuito da Copa do Mundo quatro vezes. Além da qualificação de 2012, a cidade já sediou a final da competição em 2009 e a segunda etapa de 2004, sempre no Rio de Janeiro.
(fonte: http://www.ahebrasil.com.br)


































