sexta-feira, 1 de abril de 2022

Filiação do biólogo Alexandre Pires ao PSOL reúne importantes nomes da esquerda de Pernambuco

 


Ato ocorreu na Feira Agroecológica das Graças, Zona Norte do Recife, local que é símbolo das pautas que mais interessam ao pré-candidato a deputado estadual: agroecologia, agricultura familiar e comida sem agrotóxicos. Ato também foi marcado pelo lançamento do manifesto Agroecologia Urgente, documento que reúne uma série de demandas ligadas à agroecologia como saídas para as crises econômicas, social, alimentar e ecológica.

O último sábado de março, 26/3, foi marcado pelo evento de lançamento do manifesto #AgroecologiaUrgente e filiação do pré-candidato a deputado estadual Alexandre Pires ao PSOL, ambos no Recife, capital pernambucana. A pré-candidatura do biólogo e coordenador da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e da ONG Sabiá vem sendo fomentada por diversos professores, pesquisadores, lideranças, jovens, coletivos, organizações e movimentos sociais no estado. 

Após o ato de boas vindas de Leni da Silva, pelo Espaço Agroecológico das Graças, e poesia de Caio Meneses, abriram as falas a representante da Casa da Mulher do Nordeste, Graciete Santos, e Joselita Tavares do Movimento dos Pequenos Agricultores. Ambas destacaram a importância do campo para alimentar a cidade com comida saudável. Depois foi a vez de Gleisa Campigotto, do Movimento Brasil Popular, e da vereadora mais votada do Recife em 2018, Dani Portela (PSOL) discursarem. Dani destacou a potência da agroecologia para gerar renda e melhores condições de vida para a população rural e até urbana.

Ivan Moraes, também vereador do Recife pelo PSOL, e Teresa Leitão ,Deputada Estadual pelo PT, seguiram a fala: enquanto Ivan destacou a trajetória de Alexandre nos mais de 20 anos nas organizações sociais, Teresa reforçou a importância de defender as pautas do campo e a coragem para enfrentar os retrocessos causados pelo governo federal. Carol Vergolino e Robeyoncé Lima, ambas co-Deputadas Estadual da Juntas pelo PSOL falaram da representatividade de Alexandre como homem sertanejo filho de agricultor que valoriza sua história e a luta de seus ancestrais. Já Maílson Rodrigues, do Centro Sabiá, agradeceu a dedicação do biólogo nos últimos 20 anos à ONG e Rosinete da Silva, Amadeu Petroni e João Ribeiro (Espaços Agroecológicos de Boa Viagem e Setúbal), destacaram a garra de Alexandre na articulação das feiras agroecológicas que hoje são realidade em dezenas de municípios pernambucanos.

Por fim Rosa Amorim, do MST, Eugênia Lima, pré-Candidata ao Senado PSOL, e Plácido Júnior, da Comissão Pastoral da Terra, reforçaram o papel da agroecologia no combate à fome. João Arnaldo, pré-Candidato a Governador PSOL, destacou que através do trabalho na ASA e Centro Sabiá Alexandre fez mais pelo estado que muitos políticos contemporâneos, enquanto Tiago Paraíba, Presidente estadual PSOL-PE, reforçou a importância de ter Alexandre no Partido e como sua chegada levará o PSOL para ainda mais longe dentro do estado. 

A última fala, do próprio Alexandre, convidou os presentes a pensar nesta pré-candidatura como uma construção coletiva, que representa mais que a experiência do biólogo no campo das políticas sociais para o homem do campo: "estamos juntos contra o atraso que insiste em deixar a população sempre vulnerável à pobreza e miséria, precisamos acabar com esse ciclo", reforçou. 

MOVIMENTO #AGROECOLOGIAURGENTE

O embasamento da pré-campanha de Alexandre está descrito no manifesto #AgroecologiaURGENTE, que está disponível na internet para quem quiser lê-lo e assiná-lo através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd8Dz2-1teY1wHEfCMZ0a3agYGLmQObH6kvr21pA1sArK9VaA/viewform.

Nenhum comentário:

Postar um comentário