terça-feira, 27 de julho de 2021

AFOGADOS VAI CELEBRAR DIA MUNICIPAL DO TABAQUEIRO


O tabaqueiro é um personagem que marca não apenas a história do carnaval de Afogados, mas que também se consolida como uma importante referência de identidade da própria cidade.
E neste dia 27 de Julho, celebra-se o Dia Municipal do Tabaqueiro, fruto da Lei nº 0870, do final do ano passado, de autoria do então vereador, e hoje Secretário Municipal de Cultura de Afogados, Augusto Martins. A data será comemorada, pela primeira vez, esse ano.
“O Tabaqueiro é um personagem de muita tradição e espontaneidade em Afogados da Ingazeira. No carnaval eles ganham às ruas, com suas vestimentas coloridas, chocalhos em grande quantidade e o relho. Essa tradição vem de muitos anos, quando ainda se confeccionava máscaras com formas de barro e papel jornal ou de embrulho, cada máscara era única por ser feita artesanalmente. O Município vem divulgando e apoiando para que a marca ‘Tabaqueiro’ seja o carro chefe de nosso Carnaval,” destacou Augusto Martins.
Em parceria com a Associação dos Tabaqueiros de Afogados da Ingazeira (ATAI), que também colaborou na elaboração da lei e escolha da data, a Prefeitura irá promover nesta terça (27), um cortejo de tabaqueiros.
O cortejo/desfile dos tabaqueiros sairá às 19h, da pracinha do anel viário, percorrendo a Avenida Rio Branco em direção à Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara. Segundo Augusto Martins, não será permitido o consumo de bebida alcóolica e nem de aglomerações que desrespeitem as normas sanitárias de prevenção a COVID-19. “Não é um evento de carnaval, é apenas uma homenagem, onde as pessoas poderão assistir das calçadas, matando um pouco da saudade desse personagem tão importante para o nosso carnaval,” finalizou o Secretário de Cultura de Afogados

Nenhum comentário:

Postar um comentário