A Dra. Taz Bhatia, médica especializada em suporte imunológico e bem-estar, diz que um sistema imunológico saudável começa no intestino. “Na verdade, esse orgão representa 75% da nossa imunidade”. A maioria dos anticorpos imunológicos de combate de que precisamos é produzida no intestino, então o que comemos é muito importante.
Assim, nada melhor do que elencar alguns alimentos que podem começar a fazer parte da sua rotina. Contudo, é fundamental destacar que nenhuma pesquisa foi feita para analisar alimentos que ajudam a combater especificamente a COVID-19, mas esses oito alimentos aprovados pelos especialistas certamente ião favorecer a sua saúde.
1. Peixes oleosos
Peixes como o salmão, o atum e a cavala são ricos em vitamina D e em ácidos graxos ômega-3, que ajudam a controlar a inflamação no organismo. A inflamação crônica pode enfraquecer e prejudicar o funcionamento do sistema imunológico.
2. Cúrcuma
A cúrcuma também tem propriedades anti-inflamatórias. “Ela reduz a inflamação, até mesmo a inflamação relacionada ao cérebro,” explica Bhatia. Você pode adicionar à comida como tempero, ou consumi-la em forma de chá. Bhatia sugere acrescentar um pouco de mel para obter uma “bebida saborosa, saudável e anti-inflamatória”.
3. Couve
A couve fortalece o sistema imunológico por conter dois ingredientes críticos: fibras e antioxidantes, especificamente a vitamina C. Ela ajuda a “combater condições como o resfriado e até a gripe,” diz Bhatia.
4. Goiaba
“A goiaba é aquela fruta surpreendente, na qual você nunca pensa,” indica. O alimento tem uma das maiores concentrações de vitamina C de todas as frutas cítricas, incluindo a laranja. Assim, ajuda a combater infecções fúngicas e bacterianas comuns.
5. Pimentão vermelho
O pimentão vermelho tem muitos antioxidantes, fibras e vitamina C. Bhatia sugere consumi-lo cru em saladas ou assá-lo. “Ele fortalece o sistema imunológico ao fornecer o oxigênio de que as células precisam para combater vírus e bactérias,” explica.
6. Pimenta verde
A pimenta verde também é repleta de antioxidantes, moléculas que combatem os radicais livres (compostos que podem ser prejudiciais se seus níveis forem altos demais) no corpo. “O truque é consumi-la crua,” diz Bhatia. “Ela não apenas ajuda a acelerar o metabolismo e a manter tudo fluindo ativamente, mas também oferece uma boa dose de vitaminas”.
7. Tomate
“O tomate tem muitos usos, mas o seu ingrediente mágico é o licopeno,” ensina. O licopeno é um pigmento natural que dá a alguns vegetais e frutas a sua cor vermelha. “Ele pode ser de grande ajuda em algo chamado de tempestade de citocina, quando o sistema imunológico fica fora de controle e precisa ser desligado,” explica ela.
8. Laranja
A laranja não poderia ficar de fora dessa lista por ser rica em vitamina C, que aumenta a produção de glóbulos brancos. Ela é fundamental para combater infecções. “Na verdade, a laranja não tem tanto açúcar quanto muitas pessoas imaginam,” diz Bhatia. “Então, não tenha medo e coma pelo menos uma laranja por dia”.
Gisselle Bances
Nenhum comentário:
Postar um comentário