terça-feira, 7 de maio de 2013

ALEXANDRE MORAIS LANÇA “A PELEJA DO BOTO COR-DE-ROSA COM A SEREIA IARA”

O poeta Pernambucano Manoel Bandeira dizia já ter visto muitas terras, visitado muitos lugares. Mas o que havia ficado marcado em seu “olhar fatigado”, eram as terras que ele havia inventado através da leitura. Despertar o interesse das crianças pela leitura é fundamental para a formação de cidadãos e cidadãs interessadas em seus destinos e cônscios de seus direitos.
 
Nessa batalha pela literatura, Afogados conta com um bravo lutador: o poeta e escritor Alexandre Morais. Sexta-feira (03), com a Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara lotada, ele lançou o livro infantil “A peleja do boto cor-de-rosa com a sereia Iara”. Com projeto gráfico belíssimo, o livro conta, mais do que a estória de seres tão diferentes quanto imaginários, a importância de valores como a amizade, o respeito e a fraternidade.
 
Durante o lançamento, revezaram-se ao microfone os poetas Wellington Rocha, Genildo Santana, Dedé Monteiro, Helenilda e Erivoneide Amaral, além do próprio Alexandre. As meninas Letícia e Maria Clara, alunas da Escola Municipal São Sebastião, recitaram o poema “A bailarina”, de Cecília Meirelles. A escritora e professora Sandra Carvalho, exercendo atualmente a função de gestora da Biblioteca Pública Municipal de Afogados da Ingazeira, encantou a criançada contando estórias e estimulando a imaginação de todos.
 
 
“Esse é o primeiro livro da série Cordel Encantado, onde nos seis volumes nós vamos trabalhar personagens do folclore brasileiro, tratando sobre valores importantes para a humanidade e a formação cidadã. Espero que as crianças se divirtam e aprendam com esse livro,” declarou Alexandre Morais.
 
O Prefeito José Patriota prestigiou o lançamento, que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes. “Esse livro ajuda a criançada a entender melhor a poesia e a cultura popular, estimulando a leitura. É importante que a criança possa crescer e se desenvolver valorizando a nossa cultura, não ficando refém dos jogos eletrônicos,” destacou Patriota. O livro foi lançado pela Editora Suinara, de São Paulo, e ilustrado com as xilogravuras da arte-educadora Potiguar Nireuda Longobardi.
 
Lançamento no Recife – no próximo dia 25 de Maio, o livro será lançado durante a edição anual da FLIP – Festival Internacional de Literatura. “Durante a programação do festival, vamos apresentar, além do livro, o disco ‘O Pajeú de nós dois’, parceria com o poeta Genildo Santana. Vamos participar também de uma mesa de glosa no Mercado Público da Madalena,” informou Morais.
ASSCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário