sexta-feira, 2 de agosto de 2013

IGUARACY SEDIA A V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

  Com o tema “A Gestão e o Financiamento na efetivação do Sistema Único da Assistência Social”, a Prefeitura Municipal de Iguaracy com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social realizou nesta quarta-feira (31/7) a 5 ª Conferência Municipal de Assistência Social que aconteceu nas dependência do CEMUPI.
No ato da abertura após a formação da mesa, foi executado o Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Município na voz da Cantora Evangélica Tereza Cristina.
Em seguida aconteceu uma apresentação cultural da Companhia de Dança Filhos do Sol, dirigido pelo Dançarino Rodrigo Faustino.
A abertura oficial da Conferência foi procedida pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Daniela Roma, que agradeceu a presença de todos e deu por aberta a V Conferência Municipal de Assistência Social.
O Senhor Inácio Moura, como representante da Sociedade Civil, fez uso da fala onde cumprimentou a todos, enaltecendo principalmente a presença de pessoas da terceira idade no evento, onde aproveitou o ensejo para dizer que estaria completando “14” anos de vida (7+7=14) e que estaria realizando uma comemoração em razão da data alcançada na Câmara de Vereadores do Município.
A secretária municipal de Administração, Shirley Coelho, que estava por hora representando o executivo municipal, agradeceu as autoridades constituídas e demais participantes do evento e, de maneira especial, fez uma rápida avaliação da situação do antes e do depois em relação à secretaria de desenvolvimento e assistência social mostrando grande conhecimento dentro da contextura atual, conhecimento este gerado talvez pela amizade e proximidade que tem com a Secretária Daniela Roma.
A leitura do Regimento ficou por conta de Elaine, ela que é Assistente Social do CRAS
A conferencista e palestrante, Lioniza Santos que é gerente da proteção social especial de média complexidade da secretaria estadual de desenvolvimento social e direitos humanos cumpriu o seu dever de discutir, avaliar e sugerir novas ações e avanços na política pública de assistência social.

O Prefeito Dessoles que havia chegado de outro compromisso de grande Importância, a pedido da representante do governo estadual, que disse querer ouvir as palavras de um prefeito que estava com uma gestão tão elogiada e que servia de exemplo para outros municípios pernambucanos. O prefeito então servindo-se da oratória, agradeceu o elogio, e fez uma explanação da importância do gestor, sua equipe de governo e contratados, atenderem de forma mais humana e atenciosa principalmente em relação aquelas pessoas mais fragilizadas e que precisam de uma maior proteção e atenção na hora do atendimento. O prefeito reclamou da situação onde as esferas do governo federal e estadual muitas vezes cruzam os braços e deixam tudo por conta dos gestores municipais que tem que se desdobrar com os recursos escassos para atender os reclames da população e ainda muitas vezes são punidos por ajudarem o povo carente em suas necessidades, citando como, por exemplo, as doações de urnas funerárias o que é proibido por lei.
Presidida ainda pela representante do Governo do Estado, dando continuidade, a conferência seguiu adiante contando com a participação de um seletivo público, onde estiveram discutindo, apontando dificuldades e avanços, apresentando suas propostas e avaliando a política da assistência social no município e definindo diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social – SUAS.
Logo após o almoço, aconteceu a formação das mesas temáticas, e logo após, as apresentação e aprovação das propostas
Os grupos de trabalhos discutiram as propostas que foram divididas em seis eixos: O cofinanciamento obrigatório da assistência social; Gestão do SUAS, vigilância sociassistencial, processo de planejamento, monitoramento e avaliação; Gestão do trabalho; Gestão dos serviços, programas e projetos; Gestão dos benefícios no SUAS e Regionalização.
Em seguida as propostas receberam as devidas votações, sendo aprovadas e introduzidas na contextura geral.
Seguindo a ordem dos trabalhos foram eleitos os delegados e seus respectivos suplentes que representarão a cidade nas conferências estadual e nacional.

(blog Tv Web Sertão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário