E A CIDADE DE FLORES REALIZA MAIS UM NATAL.
O município de Flores na pessoa do prefeito Marconi Santana, e primeira Dama Lucila Marques, trás mais um ano a realização de mais um Natal, intitulado de Natal Natividade, a Sec. de Bem Estar Social na pessoa de Renata Santana através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos prepara suas apresentações para o evento que acontecerá neste dia 22 de dezembro, próximo domingo.
Este ano o espetáculo teatral de Natal é mais um ano produzido pelos facilitadores Rodrigo Faustino e Henrique Gomes que ano passado abrilhantaram o evento com uma adaptação do Conto João e Maria, e trazem este ano um espetáculo popular repleto de músicas e danças populares contando uma história de característica nordestina intitulado de "Natal da Esperança, Menino Deus".
Em depoimento ao nosso Blog o artista Rodrigo Faustino nos conta com exclusividade um spolier do que vai rola em seu espetaculo:
Eu quero agradecer a você Luciano Pires e ao seu blog que é destaque na região, por esta matéria. Para mim é uma felicidade sem tamanho poder criar mais um espetáculo de natal, nesta cidade que me abraçou com muito carinho. Minha peça teatral não será uma adaptação, mas foi baseada em três grandes obras brasileiras a primeira que eu sou muito fã é "O Baile do Menino Deus" um Auto de Natal escrito por Ronaldo Correia de Brito com música de Antônio Madureira, o musical leva ao palco figuras típicas da cultura popular nordestina como o Mateus, o Jaraguá, o Bumba meu Boi, Caboclinhos, Orixás...Todos embalados por canções, originais, inspiradas nos ritmos e nas tradições da Região de Pernambuco em especial Recife. O Baile em sua essência não encena o nascimento do menino Jesus, mas, a busca da casa em que o menino Deus se encontra para que em seu terreiro se faça uma festa, conhecida como festa de reis comemorada no calendário popular em 6 de Janeiro.
A segunda obra é "Vidas Secas" Um Romance de Graciliano Ramos publicado em 1938, que se tornou filme em 1963 onde aborda a pobreza e as dificuldades da vida dos retirantes no Sertão nordestino, narrando as fugas de Fabiano e de sua família da seca e a famosa cadela baleia.
Por fim a obra "Morte Vida Severina" que é um livro de poemas regionalistas e modernistas do escritor pernambucano João Cabral de Melo Neto escrito entre 1954 e 1955. A obra narra o sofrimento enfrentado por Severino apresentando um poema de um migrante sertanejo em busca de uma vida mais fácil e favorável na capital.
Pensando nisso criei o espetáculo "Natal da Esperança" que nara a historia dos rerirantes José e Maria que decidem ir para a cidade grande em busca de uma vida melhor já que Maria está gestante e não quer que seu filho nasça em meio a seca do Sertão nordestino, neesta caminhada eles vivenciam manifestações culturais não só do Ciclo Natalino de Pernambuco, mas as manifestações culturais vivenciadas na cidade de Flores. A proposta é fazer com que o público se veja dentro da história e que suas lutas e vivências diárias também podem ser uma bela história de Natal. Usei o texto para tocar o público com temas como a preservação do meio ambiente, intolerância religiosa, xenofobia, entre todas políticas públicas que são defendidas pela Sec. de Bem Estar Social. Tá um espetáculo belíssimo, repleto de emoções, traga sua família e venha vivenciar a magia do Natal.
Um texto escrito por Rodrigo Faustino com coreografias de Rodrigo Faustino e Henrique Gomes, trás comedia, drama distribuídos em cenas de muita emoção, vale muito conferir. O Evento ainda contará com a apresentação do Balet Natalino da ofícineira Juliana e apresentação do Pastoril do ofícineiros Berg.